logotipo

WAI KRU E RAM MUAY

Origens e explicação do ritual

Wai  é uma ação dos tailandeses para mostrar respeito aos outros colocando as mãos juntas como em uma oração. Kru  significa professor. Ram  significa dança no antigo estilo tradicional tailandês. Muay  significa boxe.

O lutador realiza o Wai Kru circulando o ringue três vezes antes de se ajoelhar e se curvar três vezes em sinal de respeito a Deus e ao homem. Ele também se curva a Buda (tradicionalmente) para pedir proteção para si mesmo e seu oponente e para uma luta honrosa.

O lutador então executa o Ram Muay, cujos movimentos simples demonstram o controle e o estilo de um lutador. Cada lutador executa o Ram Muay em cada lado do ringue para demonstrar suas proezas ao público. O Ram Muay é um ritual pessoal, que vai do mais complexo ao mais simples, e muitas vezes contém pistas sobre quem treinou o lutador e de onde ele é.

O lutador usa seu Mongkon  e braçadeiras conhecidas como Prajieds durante a cerimônia, e o Ram Muay pode ser acompanhado por música.

Os instrumentos musicais orquestrados no pano de fundo dos rituais Wai Kru e nas competições consistem no Ta Pong ou Glong-Kag (Tambor de duas faces), Toe Pee Java (flauta javanesa) e o Ching (pratos).

De acordo com crônicas lendárias e registros históricos da Tailândia, as competições de Muaythai costumavam ser organizadas em ocasiões comemorativas e festivas. Também foi usado como meio de selecionar homens com grande habilidade de combate para servir em posições importantes nas forças armadas.

A questão mais importante hoje é como podemos preservar esta bela e graciosa arte de desaparecer ou de perder sua autenticidade?

Existem muitas maneiras de responder a essa pergunta, mas antes de tudo devemos entender completamente a importância da cerimônia Wai Kru.

Para treinar Muaythai um lutador deve ter um mentor, essa é a tradição da arte. Talvez um lutador seja ensinado diretamente por outros lutadores, mas, em suma, todo lutador é considerado um mentor, e é costume que todos os lutadores respeitem seus mentores.

Uma das virtudes mais importantes do povo tailandês é a demonstração de respeito e humildade sincera para com professores, mestres, mentores e instrutores. Eles são considerados segundos próximos de seus verdadeiros pais.

Wai Kru para o treinamento de Muaythai

Em todas as etapas do treinamento de Muaythai, o Wai Kru é uma parte vital do treinamento, o que pode ser explicado na seguinte sequência:

Como estudante, Keun Kru ou Yok Kru:

Keun Kru ou Yok Kru é quando o instrutor aceita o aluno e o aluno aceita que o instrutor seja o único a treiná-lo. No passado, o aluno deve servir o instrutor por um período de tempo antes do início do treinamento real.

 Durante este período, o instrutor estudará o aluno para garantir que ele seja confiável, honesto e capaz. Uma vez que o instrutor esteja satisfeito com o desempenho do aluno, a permissão é dada pelo instrutor para conduzir a cerimônia Keun Kru, em algumas áreas ela é chamada de cerimônia Yok Kru.

 Esta cerimônia é quando o instrutor e o aluno se aceitam e o aluno deve obedecer às regras e regulamentos estabelecidos pelo instrutor. 

A cerimônia do Keun Kru é conduzida na quinta-feira porque, nos tempos antigos, as quintas-feiras são consideradas um dia auspicioso para tais ocasiões. O aluno deve trazer alguns itens pessoais para a cerimônia. Quanto ao dinheiro, depende de cada instrutor individual. A cerimônia é conduzida na frente de uma imagem de Buda e o aluno irá jurar lealdade ao instrutor.

1. Kronb Kru

Kronb Kru é uma cerimônia realizada para o aluno no término de seu treinamento. O aluno agora tem a capacidade de transferir seu conhecimento e habilidade para outros e, ao mesmo tempo, ser capaz de se adaptar e aplicar sua habilidade para se adequar à situação. O aluno está pronto para competir em qualquer competição com orgulho.

 Nessa cerimônia, o aluno recebe o Monsol de acordo com a tradição daquele campo de treinamento. Novamente, esta cerimônia é realizada em uma quinta-feira antes do meio-dia na casa do instrutor ou no templo.

2. Wai Kru anual

“Yearly Wai Kru” é uma tradição que a Tailândia segue desde os tempos antigos. Nos Wai Kru respeitamos nossos mentores porque se não fosse por eles não teríamos o conhecimento e os princípios que seguimos. São essas duas virtudes que nos permitem seguir cumprindo nossas tarefas.

 Nesta cerimônia, mais uma vez prometemos nosso respeito e memórias aos nossos professores do passado e do presente. Mesmo que alguns de nós já tenhamos concluído a nossa educação ou treinamento, ainda respeitamos nossos professores. O dia escolhido para o Wai Kru é quinta-feira, pois se acredita ser “o dia dos professores”.

3. O Wai Kru

A arte do Muaythai do passado ao presente tem uma tradição de que todo lutador deve realizar o Wai Kru antes de cada competição. Wai Kru é realizado como um meio de homenagear o presidente da competição ou, no passado, como uma forma de homenagear o Rei, que normalmente seria um espectador em quase todas as ocasiões. Simboliza também a gratidão do lutador ao mentor que o treinou e como forma de se concentrar mentalmente para a competição.

 Se estudarmos mais as raízes da cultura tailandesa, descobriremos que o Wai Kru não é apenas uma forma de homenagear apenas o nosso mentor, mas o que este ritual está realmente fazendo é homenagear mentores antes e muito antes dele, desde o amanhecer de humanidade. Portanto, o Wai Kru é uma forma de adorar os instrutores anteriores e o caminho para os espíritos sagrados no céu.

Os lutadores deveriam realizar o  ‘Wai Kru’ da forma como era feito por nossos ancestrais no passado. É uma forma de ajudar a impedir que a arte do Muaythai desapareça ou perca sua autenticidade.

O papel da arte do ritual Wai Kru:

Para aqueles que estudaram ou treinaram Muaythai, muitos estão bastante confusos e perguntaram por que temos que fazer o ritual Wai Kru? É para beleza, entretenimento, comemoração ou exercício?

Nem todas essas respostas estão erradas, mas para se aprofundar nas razões pelas quais fazemos o ritual Wai Khru é devido a 3 razões benéficas a seguir:

1. Para merecer e adorar a Deus

Se considerarmos as raízes de todos os diferentes tipos de arte, podemos ver que a religião desempenha um papel vital e influente em sua direção.

Portanto, todas as diferentes formas de arte tentam trazer o homem para mais perto de Deus (se você não acredita em Deus, então é muito difícil para você entender a arte, especialmente a arte de Muaythai e o ritual Wai Kru). Portanto, o Wai Kru e sua música são para adorar todos os deuses, especialmente o deus Pra Isuan, o criador e governante do universo.

Então, é apropriado para os lutadores de Muaythai convidar e aceitar os espíritos sagrados em seus corpos e mentes.

2. Coração e alma

Além do convite dos espíritos sagrados, a arte do Wai Kru é preparar o coração e a alma do lutador para outro nível – o nível das condições divinas e sobrenaturais. O corpo físico e o tempo devem ser esquecidos para que os lutadores de Muaythai possam assumir essa força divina. O problema que frequentemente ocorre é se o lutador pode alcançar esse ser espiritual ou não. Isso pode ser alcançado, mas apenas se o lutador se concentrar durante o Wai Kru com verdadeira sinceridade e respeito. Mas o que acontecerá se não realizarmos o Wai Kru? Uma de duas coisas poderia ocorrer: em primeiro lugar, a arte do Muaythai não existiria e, em segundo lugar, os lutadores não entenderiam completamente a arte do Muaythai. Portanto, a cerimônia Wai Kru é muito importante. Podemos não ser capazes de ver essa força auspiciosa, mas o próprio lutador pode sentir a existência de seu mentor ao seu lado.

3. Entretenimento e Força

O deus Pra l-Suan presenteou os humanos com o dom da música e da dança para que as pessoas pudessem desfrutar da verdadeira felicidade. A verdadeira felicidade sem ganância e egoísmo nos induzirá a esquecer nosso próprio corpo e tempo. Portanto, durante o Wai Kru, os lutadores devem deixar sua alma deixar o corpo e permitir que o espírito assuma o controle. Os boxeadores que praticam o kah-tah (verso da religião) durante o Wai Kru acreditam que esses versos darão a eles poder sobrenatural.

Os antigos guerreiros tailandeses sempre se apegaram a esses princípios, o que os tornou conhecidos por sua bravura em toda a península. É um exemplo que nós, a geração mais jovem, devemos seguir e ajudar a preservar este legado tailandês.

Nas competições de Muaythai, a arte do ritual Wai Kru é básica. É realizado para homenagear os instrutores, o adversário e os espectadores. Na realidade, a eficácia da cerimônia é demonstrar a gentileza e a graciosidade no controle do corpo e da mente.

No budismo, a verdadeira qualidade de ser gentil e gracioso oculta o verdadeiro poder da autoridade. E se pudermos usar este poder junto com a força de nosso corpo e a sabedoria de nossa mente, então esta é a origem de todo o poder mágico.

Os lutadores deveriam executar o ‘Wai Kru’ da maneira como era feito por nossos ancestrais no passado. É uma forma de ajudar a impedir que a arte do Muaythai desapareça ou perca sua autenticidade.

A primeira coisa que um lutador aprende no Muaythai é o Wai Kru. O Wai Kru não foi projetado para insultar ou se exibir para o oponente. É um ritual em memória e em respeito ao mentor que deu ao boxeador seu conhecimento e habilidade.

Trechos retirados do Conselho Mundial de Muay Thai

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Newsletter

Receba dicas e recursos gratuitos diretamente na sua caixa de entrada.