Como tirar o máximo proveito de uma aula de Muay Thai
Inscrever-se em uma aula de Muaythai é uma das melhores decisões que você pode tomar. A arte de oito membros é muito mais do que apenas aprender maneiras eficazes de se defender com os punhos, cotovelos, pernas e joelhos. Treinar Muaythai é uma jornada ao longo da vida que o levará ao caminho da autodescoberta, da autodisciplina e da autoconfiança.
Como é o caso com a maioria das coisas na vida, quando você treina Muaythai, você recebe o que você coloca. Todos os alunos de Muaythai não são iguais. Quem se dedica à arte e se mantém disciplinado nos treinos é recompensado pelo esforço.
Quer se tornar uma dessas pessoas que tiram o máximo proveito de suas aulas de Muaythai? Aqui estão algumas coisas que você pode fazer:
1) Estabeleça metas e acompanhe
2) Relaxe e concentre-se primeiro na técnica
Por exemplo, qualquer um pode dar um chute, mas a eficácia de muitos chutes usados no Muay Thai é baseada na força gerada pela rotação do quadril incorporada a esses movimentos. Além disso, há o fato de que esses chutes se concentram em atingir o oponente com a parte mais dura da perna: a canela. Girar os quadris, garantindo que sua canela atinja o alvo primeiro e seguindo, acrescenta mais força e velocidade às suas técnicas do que simplesmente lançar um chute o mais forte que puder.
Deixar de aprender como executar as técnicas corretamente irá prejudicá-lo a longo prazo. Quando você faz as coisas da maneira errada, acaba se tornando um hábito que pode ser muito difícil de quebrar.
Em vez disso, esqueça tudo sobre velocidade ou potência ao treinar e concentre-se apenas em executar os movimentos da maneira certa. A velocidade e o poder virão eventualmente.
3) Sempre tenha um plano de jogo antes da aula
Você deve sempre pensar nas coisas que deseja trabalhar antes de cada aula de Muay Thai. Todo mundo tem uma experiência única em artes marciais e, eventualmente, haverá técnicas ou posições com as quais você terá dificuldade.
Ignorar suas fraquezas não fará com que desapareçam, por isso é melhor estar ciente de quais são e trabalhar para melhorá-las. Converse com seus instrutores e outros alunos sobre as técnicas com as quais você está lutando, pois a visão deles pode ser muito útil.
4) Ouça com atenção quando as técnicas estão sendo passadas
Os maiores instrutores que já existiram não podem melhorar suas habilidades no Muay Thai se você não prestar atenção durante as aulas. Ouça com atenção o que está sendo dito e faça perguntas se houver algo que você não entenda. Fazer perguntas torna seu instrutor ciente das coisas com as quais você pode estar lutando.
Você também pode aprender muitas coisas com seus parceiros de treinamento, independentemente dos níveis de habilidade. Não seja tímido e faça perguntas se vir um de seus parceiros de treinamento executando um movimento com o qual está tendo dificuldades.
5) Ajude os alunos menos avançados
Depois de ter alguma experiência em seu currículo. Você deve começar a ajudar os alunos menos avançados em sua academia de Muay Thai. Ensinar uma técnica a alguém obriga você a olhar para ela de um ângulo mais profundo. Isso significa que quanto mais você ajudar os outros na academia, melhor se tornará sua compreensão das técnicas que está aprendendo.
6) Repetição, repetição e repita mais um pouco
As academias de Muay Thai têm políticas de tatame aberto quando as aulas não estão em sessão durante o dia. Aproveite essas oportunidades e faça algum trabalho extra quando puder. Você também pode fazer shadowbox na academia ou em casa e refinar suas técnicas.
À medida que você ganha mais tempo de sparring, eventualmente terá um punhado de técnicas que funcionam para você. Perfure-os indefinidamente. Lembra do que Bruce Lee disse uma vez? “Não temo o homem que praticou 10.000 chutes uma vez, mas temo o homem que praticou o mesmo chute 10.000 vezes.”
O mesmo vale para suas fraquezas. Por exemplo, se você tiver dificuldade em quebrar o clinch, pratique sair do clinch incansavelmente até que se torne uma segunda natureza para você.