Treino de Muaythai para iniciantes, o Muaythai é de longe a arte mais eficaz do mundo. O que diferencia o treinamento do Muaythai de outras artes marciais é sua ênfase no sparring e na competição. Enquanto outras artes marciais são principalmente "teoria" e "simulações de combate" que ocorrem em ambientes controlados, o Muaythai se concentra no desenvolvimento do tempo através de lutas e sparring. Se você não está interessado em lutar, você ainda pode desfrutar de Muaythai para seus benefícios físicos. As aulas de Muaythai são treinos altamente intensivos em cardio que queimarão uma enorme quantidade de calorias se você treinar duro.
Se você quer desenvolver autoconfiança, ficar incrivelmente em forma ou competir no ringue, o Muaythai é um esporte que inclui múltiplos objetivos. Há um milhão de razões pelas quais você pode querer treinar Muaythai, e no final do dia, não há razões erradas.
Para treinar Muaythai efetivamente, você precisa encontrar uma academia de lutas que possa ajudá-lo a desenvolver suas habilidades do zero. Embora você possa aprender algumas dicas e truques assistindo vídeos do YouTube, quando você começa a treinar, você precisa de alguém para vê-lo executar uma técnica e dar-lhe feedback para que você possa fazer ajustes.
POR QUE ESCOLHER MUAYTHAI?
Quando se trata de artes marciais, Muaythai é mais prático do que qualquer outro estilo. Embora existam outros estilos eficazes como o Kickboxing, por exemplo, nenhum deles é tão completo quanto o Muaythai.
A razão pela qual o Muaythai é a arte completa é que ele utiliza oito pontos para atacar. Muitas vezes referidos como a arte de oito membros, os lutadores de Muaythai usam ataques mortais no joelho e cotovelo, além de socos e chutes. Além disso, os lutadores de Muaythai também são mestres em clinching e podem lançar seus oponentes para o chão com força devastadora.
A IMPORTÂNCIA DE ESCOLHER UMA BOA ACADEMIA
Agora que você entende por que você deve treinar Muaythai sobre outras artes marciais, é hora de encontrar uma academia. Selecionar uma academia é uma das decisões mais importantes que você tomará em sua jornada de Muaythai. Se você escolher a academia errada, você pode acabar aprendendo uma versão regada do Kickboxing com alguns elementos de Muaythai adicionados a ele.
Escolher uma academia de alta qualidade garantirá que você desenvolva uma técnica adequada desde o início de sua jornada, em vez de aprender com um instrutor que só se preocupa em ser pago. (Eu tive a minha cota de treinadores ruins.)
Para escolher uma boa academia, você precisa procurar o passado do instrutor que estará ensinando você e os lutadores que a academia produziu. Só porque uma academia fica bonita por fora não significa que é um ótimo lugar para treinar.
Há muitas academias de fitness que têm centenas de alunos e são academias terríveis para treinar Muaythai. Evite treinar em grandes academias comerciais; eles são projetados para ganhar dinheiro, não para treiná-lo. O tamanho da academia não é uma indicação da qualidade. Descobri que as melhores academias são muitas vezes academias menores que têm uma sensação mais comunitária, em comparação com as grandes que são como fábricas agitando estudantes.
Quando um dono de academia também é o treinador principal na academia, isso é um bom sinal de que ele é apaixonado pelo que faz.
Meu objetivo é ajudá-lo a encontrar uma academia real de Muaythai para aprender um estilo adequado. Se você aprender o estilo certo quando começar, ele economizará incontáveis horas de ajustes quando você fizer sua primeira viagem à Tailândia.
Há muitos excelentes instrutores que vêm de origens não Muaythai. No entanto, se você quer aprender Muaythai real você precisa encontrar alguém que ensina Muaythai tradicional. Caso contrário, você pode muito bem estar indo para uma academia de Kickboxing que é disfarçada como uma academia de Muaythai.
Se você é novo no esporte, é difícil distinguir entre um bom treinador e um mau. Uma vez que você não sabe o que o estilo Muaythai adequado realmente se parece, é fácil ser sugado para acreditar que você está aprendendo Muaythai, quando você está aprendendo Kickboxing com algumas técnicas de Muaythai jogados dentro.
Em um mundo perfeito, você reservaria uma viagem para a Tailândia e ficaria imerso no Muaythai a partir da fonte. Felizmente, há muitas boas academias por aí, e você só precisa encontrá-las.
Procure instrutores que tenham vasta experiência, este é um bom sinal de que eles têm o fundo certo para ensinar-lhe Muaythai tradicional.
Se puder, evite treinar Muaythai em academias de MMA, a menos que tenham um instrutor que veio de uma formação tradicional. Como o MMA requer defesa de derrubada, o MMA é mais parecido com o Kickboxing, na qual se concentra nos movimentos de entrada e saída e correndo para a frente. Se você começar a treinar Muaythai em uma academia de MMA, você vai pegar muitos maus hábitos que levam anos para corrigir. Lembre-se, meu objetivo é ajudá-lo a aprender o Muaythai, não a versão bastardizada dele.
A IMPORTÂNCIA DO BÁSICO
Quando você está começando sua jornada no Muaythai, é importante que você se concentre no básico do Muaythai. Nos estágios iniciais do seu desenvolvimento, as coisas se moverão muito lentamente. O objetivo é desenvolver suas técnicas básicas, movimentos e ritmo antes que você possa ser fluido e lançar golpes sem pensar.
Uma vez que você dominar o básico você pode trabalhar em seus golpes de cotovelo.
Há muitos caras que entram em academias de Muaythai e querem lutar depois de sua primeira semana de treinamento. Enquanto a luta desenvolverá dureza, também criará maus hábitos se você não tiver bons fundamentos. Há uma razão pela qual os iniciantes não devem participar de lutas até que tenham desenvolvido as técnicas básicas primeiro.
Tentar lutar quando você é um iniciante é como dar a alguém uma raquete de tênis e dizer-lhe para jogar uma partida. Antes de jogar uma partida real, um tenista precisa aprender a acertar a bola, entender as regras e ser capaz de servir. Se um jogador joga tênis antes de aprender os fundamentos adequados, ele se transformará em um hacker de tênis e irá cimentar maus hábitos em sua técnica.
Paciência é muito importante quando você começa no Muaythai. Você vai querer aprender tudo de uma vez, mas se concentrar no básico. Eu não vou entrar em muitos detalhes sobre o básico porque isso transformaria este artigo em uma redação. No entanto, vou mencionar alguns pontos apenas para fazer sua mente pensar.
Postura e Ritmo
Começando, a primeira coisa que você precisa aprender é sua posição básica e ritmo, aprender onde seus pés vão e como se mover em sua posição. Aprender postura e ritmo é semelhante ao aprendizado de uma nova dança. Com bastante prática, você aprenderá a se mover como um lutador de Muaythai. Leva anos para desenvolver o ritmo Muaythai certo. Na verdade, se você não trabalhar nisso quando você começa, é difícil corrigir maus hábitos mais tarde. O ritmo Muaythai enfatiza o equilíbrio e o controle. Em todos os momentos você deve ser capaz de atacar e defender qualquer ataque de seu oponente.
Sua Guarda De Muaythai
Além do seu movimento básico, você também precisará desenvolver sua guarda Muaythai. Existem muitos tipos de guardas lá fora, mas o conceito fundamental é manter as mãos altas para que você possa bloquear os ataques recebidos. Como iniciante, você nunca deve tentar aprender uma guarda evasiva (como Saenchai) porque você não tem o movimento da cabeça necessário para evitar danos. Mantenha as mãos para cima é tudo que você precisa saber sobre sua guarda. Você pode trabalhar em variações de sua guarda quando você ficar mais avançado, mas basta lembrar essas duas palavras importantes: Hands UP!
Suas Técnicas Básicas
Começando, concentre-se em seus socos básicos, chutes, joelhos e cotovelos. Não se preocupe com nenhuma técnica complicada como girar o cotovelo para trás ou joelhada saltada.
Quando você está começando, concentre-se nesses golpes básicos: jab, cruzado, upper, golpes de corpo e teeps (chutes frontais)
Depois, você pode adicionar chutes baixos, chutes altos e cotovelos, e joelhos, mas mantê-lo simples no início.
O pão e a manteiga de Muaythai é o chute do corpo.
Embora existam dezenas de outras técnicas, você eventualmente aprenderá como uppercuts, chutes baixos, chutes na cabeça, cotovelos giratórios e joelhos voadores, mantenha seus métodos limitados a esses fundamentos até que você possa executar cada técnica corretamente. Estes são seus pilares que serão usados na maior parte do seu treinamento, por isso é importante aprender as técnicas corretas quando você começar.
Eu não estou dizendo que você não deve aprender a fazer outras técnicas, mas eu estou dizendo que você deve se concentrar em seu básico. Aprender a andar antes de correr é importante para desenvolver bons fundamentos no seu jogo.
O QUE VOCÊ PRECISA PARA TREINAR
Como iniciante, a única coisa que você precisa possuir é um par de luvas de Muaythai, bandagens, e shorts de Muaythai. Você também pode comprar um par de caneleiras.
Para o seu primeiro par de luvas, você pode comprar um par de luvas de 14oz, dependendo do tamanho da sua mão. Se você comprar um par de luvas menores de 8-12 oz, você não será capaz de treinar sparring com elas porque elas não oferecem estofamento suficiente para seus parceiros de luta.
Sugiro que compre um par de luvas de Muaythai, mas luvas de boxe funcionarão bem também. Luvas de Muayhtai têm algemas mais curtas e permitem que as mãos se abram. Como iniciante, você só precisa de um par básico de luvas para começar porque você não estará lutando.
Além das luvas, você também precisará de um par de bandagens para proteger seus pulsos. Se você socar um saco pesado sem enrolar a mão, há uma chance de você torcer ou quebrar o pulso sem o suporte adequado. É por isso que todos os lutadores usam bandagens de mão para treinamento.
Os shorts Muaythai são uma das coisas que fazem os lutadores de Muaythai se destacarem das outras artes marciais. Enquanto boxeadores usam shorts longos que passam dos joelhos, e lutadores de MMA tendem a usar shorts apertados por causa da luta, os lutadores de Muaythai usam shorts curtos feitos de material de cetim.
Esses shorts dão espaço para suas pernas respirarem e também secam rápido quando se molham. Como o treinamento de Muaythai vai fazer você suar muita água, você tem que evitar usar qualquer material que segure na água.
Aqui está uma visão geral das diferentes coisas que você encontrará em seu treinamento de Muay Thai.
Trabalho cardio – Fora do seu horário de treinamento ‘oficial’ é quando você dedica tempo ao trabalho cardio, também conhecido como corrida. Correr vai ajudá-lo a melhorar seus sistemas de energia e construir seu cardio geral. Correr é completamente opcional na maioria das academias e exige que você esteja motivado a fazê-lo por conta própria. Adicionar corrida ao seu treinamento vai ajudá-lo a ficar em melhor forma, e permitir que você se sinta menos cansado no treinamento.
Se você planeja lutar, correr é uma parte essencial do seu treinamento. Qualquer um que lhe diga que você não precisa correr antes de uma luta provavelmente não lutou em uma guerra de cinco rounds na Tailândia. Há uma razão pela qual boxeadores tailandeses e lutadores ocidentais incorporaram longas corridas em seus regimes de treinamento nos últimos cem anos. Correr dá às pernas energia suficiente para durar em rodadas difíceis de treinamento e competição.
Shadow Boxing – No início da maioria das aulas de Muaythai, você geralmente vai fazer sombra. O trabalho de sombra acontece em frente a um espelho para que você possa olhar para sua postura, trabalho de pés e técnicas. Como iniciante, você deve tentar manter a posição perfeita, ritmo e guarda enquanto joga suas técnicas. Ver-se no espelho dá-lhe a chance de ver como você está e no que você precisa trabalhar.
Desacelere tudo e concentre-se em manter tudo simples. Não se preocupe em tentar se mover e jogar técnicas extravagantes. Depois de jogar uma técnica, certifique-se sempre de voltar à sua posição original. Praticar redefinir sua postura irá ajudá-lo a desenvolver seus fundamentos.
Pad Work – São um elemento essencial do treinamento de Muaythai. Na maioria dos ginásios ocidentais, outros alunos seguram aparadores para você, a menos que você esteja fazendo aulas particulares ou treinando na Tailândia.
Como iniciante, você deve tentar trabalhar com alguém que é mais avançado e sabe como segurar os equipamentos. Trabalhar com pessoas experientes garantirá que eles possam lhe dar correções e ajudá-lo a aprender e trabalhar a técnica.
Começando, você quer manter tudo simples e focar em sua técnica, não em poder. Você pode ser tentado a bater o mais forte que puder, mas isso só vai resultar em você jogando fora sua técnica. Comece devagar e concentre-se no desenvolvimento de seus movimentos básicos primeiro. Uma vez que você aprende os movimentos corretos, você pode então trabalhar em outros aspectos do seu jogo.
Um bom suporte de aparador é essencial nesta fase. Se você acabar com um iniciante, então vocês dois não saberão o que estão fazendo. Um bom instrutor irá emparelhar iniciantes com suportes avançados para que os alunos avançados possam ajudar os iniciantes a progredir em sua técnica.
Trabalho com sacos – Outro elemento do treinamento de Muaythai é o treinamento de sacos pesados. O saco pesado é um equipamento projetado para permitir que você trabalhe em suas técnicas e condicionamento em seu próprio tempo. É difícil treinar em um saco pesado quando você começa pela primeira vez porque você não vai saber o que você deve fazer.
A chave é manter tudo simples e focar em técnicas individuais para começar. Lançar um jab, reiniciar, lançar um chute direito, reiniciar, jogar um joelho, reiniciar. Concentre-se em tentar lançar cada golpe com execução perfeita e redefinir-se de volta à sua postura de Muaythai. Não se preocupe em tentar juntar combinações; apenas se concentre no básico.
Bater no saco pesado é uma excelente maneira de construir sua resistência, e também pode condicionar suas canelas e dedos. Se você quer endurecer suas canelas, chutar o saco pesado é de longe a melhor maneira de fazê-lo. Depois de meses e meses chutando um saco duro, suas canelas vão endurecer.
Exercícios de Parceiro – Uma das melhores maneiras de se sentir confortável socando e chutando um oponente é trabalhar em exercícios com um parceiro. Os exercícios podem ajudá-lo a desenvolver confiança na sua guarda e ensinar-lhe como bloquear ataques recebidos. Uma vez que os exercícios são realizados sem energia, eles permitem que você se concentre em sua técnica e elimine qualquer risco de ser ferido.
Eventualmente, você pode aumentar sua velocidade, mas a energia é sempre desligada para evitar lesões. O objetivo dos treinos de treinamento é ajudá-lo a desenvolver seus reflexos, tempo e reações quando você está enfrentando um oponente.
Clinching – Pense no clinch Muaythai como o lado BJJ/Wrestling do MMA. Esta é uma área onde você está trancado com seu oponente e batalha pelo controle da posição. A conquista envolve apenas controle de braço, varreduras, cotovelos e joelhos.
Seu desenvolvimento em clinching dependerá da academia em que você treina. Muitas academias não se concentram nessa parte por causa das restrições de tempo e da falta de experiência da academia em clinching. Quando você se agarra, você deve tirar suas luvas (quando você está avançado você pode agarrar com luvas) e usar um protetor bucal.
Como iniciante, você provavelmente não estará conquistando até aprender seu básico, mas vai depender inteiramente do instrutor.
Sparring – Sparring é o processo que utiliza todas as suas técnicas contra um oponente real. É nesta etapa de treinamento que você vai aprender o que funciona e o que não funciona na realidade. Sparring é o elemento que a maioria das artes marciais tradicionais estão faltando em seus regimes de treinamento. Aplicação prática é o que torna esportes como Muaythai, Kickboxing e Boxe muito mais úteis do que outras artes marciais lá fora.
Como iniciante, você não deve lutar até desenvolver técnicas fundamentais adequadas. Tentar lutar sem cimentar seu método resultará na criação de maus hábitos difíceis de mudar. Enquanto você pode estar animado para tentar lutar, seja paciente e se concentre na técnica até ter controle e técnica suficientemente bons. Esta é uma fase onde você eventualmente encontrará seu próprio estilo.
O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO
Nos esportes de combate, há uma tendência de querer correr antes de você poder andar. Como todo mundo nasce com a habilidade de balançar o braço e replicar um soco, é fácil cair na ilusão de que você dominou o básico depois de algumas aulas. Em cada técnica, há tantos movimentos acontecendo em seu corpo que leva centenas de horas de repetição para dominar verdadeiramente uma técnica.
Mesmo quando você executa uma técnica corretamente, você tenderá a reverter para velhos hábitos. O momento em que você para de pensar em como você está realizando uma técnica, é o momento em que você vai reverter para qualquer velho hábito enraizado em você.
Porque você tem que aprender todo o básico do zero, você vai precisar se concentrar em uma coisa de cada vez. A chave para sobreviver aos estágios iniciais do Muaythai é paciência e perseverança. Através do trabalho árduo e da vontade de aprender e crescer, você eventualmente se tornará mais confortável realizando as diferentes técnicas.
Uma vez que você pode jogar suas técnicas sem pensar, que é quando sua curva de aprendizado vai disparar para cima. Uma vez que você passa na fase de iniciantes, o treinamento de Muaythai começa a se tornar muito mais divertido. Esta nova etapa é o período de crescimento da sua jornada e é um momento extremamente emocionante para treinar. Toda vez que você aparecer na aula, você vai melhorar e melhorar.
O período de crescimento é o estágio em que você passa de sobreviver às suas sessões de treinamento para prosperar. As pessoas que costumavam intimidá-lo no treinamento de repente começarão a se tornar iguais. Você vai lutar com todos na academia e ser capaz de segurar o seu próprio. Este é o estágio intermediário do Muaythai.
Depois de alguns anos na fase intermediária, você acabará alcançando o estágio avançado. Em estágio avançado, você experimentará estagnação em seu crescimento. De repente, você vai parar de aprender tão rápido quanto costumava e vai começar a notar uma falta de progresso. Esta é a fase de maturação e é a fase final do seu desenvolvimento. Para melhorar nesta etapa é preciso muito mais trabalho e foco constante no treinamento.
APRENDER É SUA RESPONSABILIDADE
Se você quer alcançar um alto nível no Muaythai, você precisa colocar no trabalho. Algumas pessoas podem ser naturalmente talentosas quando começam, mas se não estão dispostas a trabalhar, talento não significa nada. O Muaythai é um esporte que recompensa aqueles que se dedicam e estão dispostos a colocar as horas de treino em jogo.
Dito isso, só aparecer para treinar não é bom o suficiente. Você precisa estar focado e pensar sobre o que você está fazendo quando você está treinando. Pergunte a si mesmo se você está jogando a técnica correta quando você ataca. Há algo que possa fazer para melhorar sua técnica?
Ao criticar constantemente sua técnica, você dará a si mesmo um feedback importante que irá ajudá-lo a desenvolver bons hábitos desde o início. Treinar duro não é suficiente; você precisa treinar o caminho certo para alcançar o seu potencial. A menos que você esteja treinando com alguém um a um, você precisa assumir a responsabilidade pelo seu crescimento no esporte.
Há muito que você pode aprender com uma classe coletiva de mais de 40 pessoas com um instrutor. Cabe a você gastar tempo no seu próprio jogo para aprender a fazer as coisas da maneira certa. Se você tiver a chance de visitar a Tailândia e aprender com a fonte, recomendo que você aproveite. Os treinadores tailandeses ajudarão você a desenvolver fundamentos sólidos que lhe darão uma boa fundação de Muaythai para construir.