MUAYTHAI PARA INICIANTES: 8 MANEIRAS DE AUMENTAR SUA TAXA DE APRENDIZADO

Algumas dicas de Muaythai para iniciantes, você que está começando:

1. Escute

Quando o seu treinador corrige a sua forma ou lhe dá conselhos, por favor ouça e faça um esforço consciente para corrigir tudo o que você precisa. Se você quiser progredir, não poderá continuar cometendo os mesmos erros indefinidamente, porque, eventualmente, seu treinador verá que você não está incomodado e também deixará de se incomodar. Ouça e faça um esforço.

2. Assistir as lutas 

Ao assistir as lutas você estará absorvendo técnicas e tendo ideias de coisas novas para experimentar em seus treinamentos. Não assista a nada menos do que o melhor, porque você quer ter certeza de que está absorvendo uma boa técnica.

3. Faça sua lição de casa

Se você sair da sessão com seu treinador e não passar por cima de nada do que aprendeu, terá que reaprender constantemente as mesmas coisas a cada sessão. 1 ou 2 horas por semana não é tempo suficiente para programar sua memória corporal e muscular para ser capaz de fazer esses movimentos como uma reação instantânea. Você tem que praticar por conta própria.

4. Pratique todos os dias 

Isso depende de seus objetivos, seja treino recreativo ou competição, contanto que você melhore o suficiente para continuar aproveitando seu treinamento, então isso é perfeito. Mas se você deseja atingir seu potencial máximo, nem é preciso dizer que quanto mais horas você dedica, mais rápido aprenderá, então pratique todos os dias.

5. Revise o básico

O que você precisa fazer é trabalhar o básico. O básico são as armas e técnicas individuais que você junta para criar um lutador. Mas para que você seja um lutador completo, todas essas técnicas individuais devem ser fortes, então você deve treiná-las! Vá para a academia e trabalhe no saco de pancadas. Apenas chute de direita faça centenas de repetições e depois mude para chute de esquerda e faça o mesmo. Depois, joelho direito, depois joelho esquerdo e assim por diante. Se você fizer isso para cada técnica, terá um básico sólido, o que significa que pode progredir mais e mais rápido. 

6. Use um espelho

Pratique suas técnicas na frente do espelho e isso não significa apenas ficar na frente de um espelho e lançar 10 combinações de socos. Significa verificar cada técnica de diferentes ângulos e certificar-se de que está correta, verificar onde está a sua guarda e como a posição do seu corpo muda, verificar tudo e torná-lo perfeito e depois lembrar como é a sensação. Agora, quando você não está mais na frente do espelho, ainda pode manter o mesmo nível de técnica, lembrando-se da sensação. Praticar em câmera lenta com o espelho ajudará ainda mais. Quando você faz algo rápido, é difícil perceber tudo o que seu corpo está fazendo. Ao desacelerar, você será capaz de perceber cada componente da técnica e corrigi-lo.

7. Lembre-se de que o footwork é a chave

Eu sei que quando você começa a aprender uma arte marcial, tudo o que você quer fazer é acertar as coisas com muita força e rapidez e é fácil esquecer que existem maneiras específicas de gerar força máxima e todas elas começam nos pés. Não se concentre em tentar lançar seu golpe selvagem mais poderoso ou em uma combinação de 15 golpes o mais rápido que puder, porque isso não significa nada. O importante é o que seus pés estão fazendo. Você pode lançar uma combinação com velocidade e manter a mesma quantidade de força o tempo todo? Você pode lutar enquanto se move para a frente, para trás ou para os lados? Você pode alternar perfeitamente entre ataque e defesa, defesa e contra-ataque? Não sem um trabalho de pés adequado.

8. Luta

Obviamente ninguém deve lutar a menos que queira e para a maioria das pessoas que treinam Muaythai, lutar não é a ambição. Mas, dito isso, não há maneira melhor de melhorar do que testar tudo o que você aprendeu entrando no ringue. É o único lugar onde suas fraquezas podem ser totalmente expostas, bem como descobrir por si mesmo o que realmente funciona e o que precisa de alguns ajustes. Parte da razão pela qual os lutadores da Tailândia são superiores aos seus colegas ocidentais é a quantidade de experiência de luta que eles têm. Seu lutador médio de 18 anos da Tailândia já teve mais de 100 lutas. Eles começam jovens e lutam com muita frequência. Se você não quer se tornar um lutador, treinar com outros lutadores também é uma boa maneira de testar suas habilidades. 

Portanto, lembre-se que depende de você a rapidez com que aprende e progride. É claro que o talento também desempenha um papel, assim como ter um bom treinador, mas na maioria das vezes quando alguém em sua academia parece estar progredindo muito mais rápido do que você, não é devido ao talento, mas sim à quantidade de esforço que essa pessoa coloca e se você quer ser o melhor que você pode ser, você tem que trabalhar. Mas, enquanto você estiver gostando do que está fazendo, isso é o mais importante. Ninguém gosta de estagnação, então se você está se sentindo farto de ficar no mesmo nível depois de treinar por tanto tempo, tente algumas dessas dicas e veja o quanto mais você pode progredir.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Newsletter

Receba dicas e recursos gratuitos diretamente na sua caixa de entrada.

Antecipamos a Black Friday!